MENU
domingo, 7 abril, 2024

Blog

Você sabia que 5,44 milhões de negócios estão em situação de inadimplência?

 

A inadimplência cresceu entre as pequenas e médias empresas em fevereiro de 2022, atingindo um total de 5,44 milhões de pequenos negócios! O setor de serviços representa 51,1% do total de empresas inadimplentes, segundo dados do Serasa Expirian.

Isso é reflexo da inadimplência entre as famílias brasileiras, que tiveram seu poder de compra e capacidade de liquidação de suas dívidas, diminuídos em consequência dos efeitos da pandemia, agravado com demais fenômenos mundiais (alta abrupta da inflação, efeitos da guerra da Ucrânia, alta taxa de desemprego).

Muito nítido que se trata de um efeito cascata iniciado no consumidor, transmitido aos pequenos e médios negócios, que já atinge os grandes negócios e conglomerados, bancos e todos os setores da economia.

Isso demonstra mais do que nunca, a necessidade de cuidar do setor de crédito e cobrança do seu negócio, adotando técnicas eficazes para evitar a inadimplência e tornar a cobrança eficiente. Para isso, é preciso investindo em tecnologia, mão de obra qualificada e capacitada.

A terceirização da cobrança extrajudicial e judicial é medida muito adotada, uma vez que disponibiliza ao credor uma prestação de serviços qualificada e especializada, com baixíssimo custo e riscos, evitando por vezes, o investimento tão necessário ao resultado positivo da cobrança de dívidas.

A visão de agilidade e senso de urgência é fundamental na cobrança, pois, é a mais poderosa e eficaz ferramenta para receber seus créditos.

Quem cobra primeiro, recebe primeiro. Os retardatários, normalmente ficam a ver navios ante a deterioração patrimonial do devedor.

Autor: advogado Paulo Reis;

Voltar

Gostou do nosso conteúdo?

Registre-se para receber mais.

 
Fale conosco
Fale conosco

POLÍTICA DE PRIVACIDADE: Este site guarda informações fornecidas em banco de dados para uso posterior. Nenhuma informação pessoal de usuário que preencheu algum formulário deste site será divulgada publicamente. Nos comprometemos a não vender, alugar ou repassar suas informações para terceiros. O presente termo permite que usemos as suas informações para o envio de e-mails como comunicados, notícias e novidades, sendo possível o cancelamento a qualquer momento. Nos e-mails enviados há um link para descadastramento de assinatura. Essa Política de Privacidade pode passar por atualizações.