Taxa de famílias muito endividadas atinge 13,5%, maior nível desde 2010, diz CNC. – Como esta notícia pode impactar na sua empresa?
📢 Conforme a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o número de famílias com dívidas a vencer atingiu 78,5% em junho, sendo que 18,5% delas consideram-se muito endividadas, o maior registro desde 2010.
Essa estatística alarmante indica um cenário desafiador para empresas de todos os setores. Por isso, contar com uma assessoria jurídica para instrumentalizar bem os contratos e títulos executivos, aumenta as chances de cobrar, constituindo inclusive garantias.
Além disso, é fundamental formalizar os títulos sem erros, para serem executados com agilidade, bem como ter um procedimento de aprovação de crédito mais criterioso.
💼 Conforme o Dr. Paulo Reis, advogado do Breda & Breda, “essa informação impacta diretamente as empresas porque demonstra um cenário de dificuldade para recebimento dos créditos, representando risco para seus fluxos de caixa”.
Por isso, segundo ele, é importante que as empresas façam um bom planejamento e apliquem políticas mais assertivas no seu setor de cobranças, para serem ágeis na adoção de medidas voltadas à recuperação de crédito, englobando desde o aprimoramento de seus procedimentos de cobrança até a contratação de equipes especializadas em cobranças de dívidas que atuem com maior efetividade para satisfação dos créditos com agilidade.
💬 Uma das áreas de atuação do Breda & Breda Advogados é a Recuperação de Crédito (Cobrança de Dívidas), atendendo clientes de todo o Brasil.