Aqui está o segredo para organizar a cobrança de dívidas dentro da sua empresa! Régua de Cobrança.
A Régua de Cobranças é uma ferramenta que organiza a forma como sua empresa faz a cobrança dos clientes inadimplentes e como monitora os créditos ainda não vencidos, estipulando etapas e procedimentos a serem adotados, como por exemplo, o envio de mensagem para lembrar o cliente da fatura que está prestes à vencer.
Em suma: ela aponta seus créditos a receber vencidos e a vencer, prazos de vencimentos, orientando diversas medidas e seus momentos, inclusive o momento de dar entrada na fase judicial.
Qual é a importância do recurso para a gestão de cobrança?
A régua de cobrança tem como função prever, dentro do panorama do contas a receber, um resultado positivo de recebimentos.
Ela demonstra a eficácia de uma abordagem/procedimento adotado na gestão do crédito e cobrança e se será necessário uma alteração no procedimento. A maior importância está em municiar a equipe de cobrança de informações para que se receba a maior quantidade de títulos devidos possível.
Inclusive orienta os departamentos jurídicos/escritórios de advocacia, quanto a melhor medida a ser adotada para receber as dívidas dos inadimplentes.
Como a régua de cobrança pode ajudar na redução da inadimplência?
O bom faturamento de uma empresa depende de a receita figurar no fluxo de caixa no período previsto. Quando isso não acontece, o pagamento das despesas fica automaticamente comprometido, acarretando em um caixa negativo e grande dor de cabeça.
As palavras de ordem dessa ferramenta são organização, padronização e otimização.
A régua de cobrança:
1. Auxilia na prevenção de esquecimentos;
2. Deixa a cobrança organizada e profissional;
3. Diminui a taxa de inadimplência;
Enfim, quando utilizada, todos os passos da gestão serão mais bem visualizados para facilitar o trabalho de concessão de crédito e cobrança, com a consequente diminuição da taxa de inadimplência.
Autor: Advogado Paulo Reis