Teve seu pedido de aposentadoria administrativamente negado? Saiba o que fazer!
Como seria, para você, buscar sua merecida aposentadoria e tê-la negada porque o INSS não considerou períodos de contribuição importantes na contagem de tempo?
Essa é a realidade enfrentada por muitas pessoas na hora de se aposentar. Alguns exemplos de situações comumente enfrentadas são:
– O INSS informa que existem contribuições na categoria de contribuinte individual que estão abaixo do mínimo e que não podem ser reconhecidas;
– O INSS não reconhece período constante na CTPS;
– O INSS não reconhece período exercido em atividade especial;
– O INSS não reconhece período de atividade rural.
Esses obstáculos podem ser superados ainda de forma administrativa, sabia? Uma das possibilidades eficazes para resolver o problema com maior rapidez é pedir a revisão de ofício junto ao INSS.
Por meio da comprovação da regularidade das
contribuições faltantes, documentos não considerados pelo INSS e outras situações – a depender do caso – é possível que o INSS reveja a documentação, bem como sua decisão de indeferimento do benefício.
Essa estratégia deve ser analisada caso a caso. Porém, sendo viável, se mostra de grande valia, pois em média a duração de um processo judicial é 2x maior do que o procedimento administrativo.
Ainda, é possível receber valor de eventuais atrasados administrativamente de forma mais rápida, tendo em vista que não se submetem ao regime de pagamento de precatórios e Requisições de Pequeno Valor.