5 erros que sua empresa comete ao cobrar dívidas
1 – Não colocar a cobrança como atividade estratégica
O Recebimento das suas vendas é a finalidade do seu negócio, e o que vai determinar o sucesso dele e sua viabilidade, tornando-o sustentável é a receita maior que a despesa.
Logo, a cobrança é parte fundamental e estratégica do seu negócio. A negligência nessa área pode provocar sua falência.
2 – Não investir no setor de cobranças
Investimentos em tecnologias, técnicas, softwares e soluções automatizadas tornam a cobrança ágil e eficaz. Capacitação pessoal também é um diferencial. Outra boa medida é terceirizar para empresas/escritórios de advocacia especializados em cobrança, pois são dotados dessas tecnologias. É uma boa medida de baixo custo.
3 – Não acompanhar a trajetória do cliente
Manter um cadastro atualizado dos seus clientes é aspecto muito importante para evitar erros na cobrança empresarial e ter acesso rápido ao inadimplente.
Ao fechar um negócio com seu cliente, procure não deixar dúvidas no contrato firmado. Deixe claro as datas e as formas de pagamento, o que atrasos podem acarretar, o valor das multas, as taxas envolvidas e outros detalhes. Transparência resulta em respeito e maior adimplência
Aproxime de seu cliente. Saiba suas dificuldades. Ofereça-lhe ajuda. Descubra seu patrimônio. Essas medidas orientarão sua equipe para sanar eventual inadimplência. Lembre o cliente do pagamento antes do vencimento!
4 – Falta de tato na cobrança e na flexibilização das condições de pagamento
Jamais agir com agressividade ou deixar o devedor constrangido. As condições de pagamento também não podem ser abusivas e devem respeitar os limites da lei. Lembre-se que cobrança indevida ou irregular pode sujeitar o credor a devolução do valor em dobro, bem como, a reparação de danos morais.
5 – Falta de procedimentos e orientação da equipe responsável pela cobrança
É muito importante padronizar a abordagem e treinar as equipes para que elas saibam como abordar um cliente devedor da melhor maneira e evitar os erros na cobrança empresarial, pois os erros podem trazer despesas superiores a inadimplência.
Autor: Adv. Paulo Reis